EDUCAR COM O CORAÇÃO DE DOM BOSCO


Até o meu último suspiro será em favor destes amigos (jovens) meus!!!

De certo você já ouviu falar em Dom Bosco! o quanto ele foi considerado um louco por amar tanto os jovens, principalmente os abandonados e marginalizados. esquecidos pelas proprias familias e por toda sociedade da sua época. diria mais... até muitos padres não entendiam ou não queriam entender o comportamento e o relacionamento que ele tinha para comos jovens. este pastor de ovelhas jovens soube ser como jesus. provou que é possível rompermos com sentimentos egoístas, mesquinhos, em virtude de dons dados por Deus aqueles que buscam o que não é palpável.

Em uma sociedade permissiva, doente, caótica, "reino das necessidades desnecessárias de consumo" como esta, onde tudo é apresentado ao jovem com o rótulo de agradável, vendendo uma falsa mensagem de liberdade e de normalidade, como as várias modalidades de drogas, pornografias - visual,verbal, musicada... faz-nos necessário contextualizar, atualizar o "sistema preventivo de Dom Bosco". Como Dom bosco fez em circunstancias históricas, sociais, políticas, religiosas proprias do seu tempo, hoje a missão é a mesma, senão maior do que todos os tempos, pois como acabamos de citar acima, passamos por uma crise que não é especifica só aos jovens próximos a nós, mas generalizada! E, é neste mesmo estado que se encontram os jovens atualmente.

Como levar jesus e o seu projeto a uma realidade que parece ser imutável? com Dom Bosco podemos enxergar esse caminho que leva a jesus. como ele entendeu... o primeiro passo é compreender a realidade que cerca o jovem, para assim compreende-lo melhor, e segundo, amá-lo e deixá-lo sentir este amor, ser seu amigo.

Para tanto, isto não é tão fácil como está escrito, pois é um processo e depende e muito do quanto estamos dispostos a sermos corajosos. Dom Bosco nos ajuda na caminhada e invoca três palavras que se tornaram pilares na sua ação educativo-evangelizadora, são elas: a razão, religião e amor. eis aí mais do que ideias abstratas de Dom Bosco, mas sua própria "vida" em favor dos jovens mais necessitados e desamparos.

Paulo Roberto Leal - Pedagogo

0 comentários:

Postar um comentário