AS REDES SOCIAS



As redes sociais incluem as redes de relacionamento (como Fabook, Orkut, Twitter, MySpace) e redes profissionais. Em geral, seus membros têm como interesse a partilha de informações e a troca de conhecimento. Com as novas tecnologias, as redes sociais se ampliam, amadurecem e se fortalecem. E, em muitas situações, tornam-se verdadeiras comunidades nas quais os vínculos são tão reais quanto nos relacionamentos tradicionais.

Esse novo estilo de comunidade expande-se rapidamente. Mas por que os jovens buscam essas novas comunidades? O modelo antigo de reunir-se nas escolas, igrejas e centros juvenis está sendo superado?

Tradicionalmente a comunidade é vista como o conjunto de pessoas situadas e organizadas em estruturas de família, bairros, grupos, agremiações, e sustentadas socialmente por vínculos afetivos e sentido de pertença. As reuniões de grupos de jovens, os encontros de lideranças e os momentos de partilha, formação e estudos sempre seguiram esse padrão. Com a sociedade de informação e as redes sociais, esse modo de se encontrar, social e comunitariamente, está mudando.

Na era da internet, é fundamental e necessário estabelecer um diálogo aberto e interativo com crianças, adolescentes e jovens. Conversar com eles sobre como usar de modo crítico, participativo e educativo as novas ferramentas sociais da rede, beneficiando-se com o relacionamento e a participação nas comunidades virtuais, mas valorizando ao mesmo tempo os encontros nas comunidades geográficas da escola, da família e da Igreja.

Matéria escrita por: Padre Gildásio Mendes – SDB é da missão Salesiana de Mato Grosso do Sul no Boletim salesiano da edição dos meses de janeiro e fevereiro de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário